segunda-feira, 15 de novembro de 2010

"Quem espera que a vida
Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco
Ou morrer na solidão
É preciso ter cuidado
Pra mais tarde não sofrer
É preciso saber viver

Toda pedra do caminho
Você pode retirar
Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar
Se o bem e o mal existem
Você pode escolher
É preciso saber viver
É preciso saber viver
Saber viver, saber viver!"
ღ ♫ ❤ ♫ ❤ ♫ ❤ ♫ ღ
(É preciso saber viver-Titãs)

PARABÉNS PARA MIM!!


Oi, pessoal!! Olha eu aqui de volta ao blog e em grande estilo!

Ontem foi meu aniversário. É, 67 anos! Como passou depressa! Muitas emoções nessa vida... perdas, vitórias, batalhas (perdidas e vencidas), lutas, experiências. As mais importantes guardei de lição, outras nem lembro porque não valem a pena. Uma vida bastante dura, porém cheia de momentos felizes. Meu marido (saudade eterna do meu eterno amor!!), meus filhos, netos, familiares, amigos (e que amigos especiais eu tenho!), meus bichinhos... Quanta coisa vivi e ainda tenho para viver!

Foi um dia muito especial. Meus filhos e amigos presentes comigo e a casa virou uma festa. Festa não no sentido material, mas festa de sentimentos: alegria, sorrisos, brincadeiras, encontros, abraços, bons sentimentos. Era o mundo conspirando para que pudéssemos ter mais um dia feliz, isso não só para mim, pois graças a Deus, tenho amigos e filhos (incluindo em "filhos" os netos, genro e nora) que amo e também me amam. E não só mais um dia, mas um começo de novos dias felizes e cercados de amor.

Por parte da "comilança" também ficou tudo muito gostoso! Foi um sucesso a mesa de salgados e a de doces. Tinha estrogonofe de salsicha, meu pão, torta calabresa, torta de frango, torta de frios, salgadinhos assados, quiche de queijo, torta de maçã, torta crocante, um mousse delicioso e diferente, pavê de maracujá e um quindão. Nossa, muita comida gostosa! Adooooooooooro!! Algumas dessas receitas, postei aqui. Outras ainda não. Vou postar aos poucos. Se quiserem alguma que nõ coloquei é só pedir. E vamos nós cozinhando, provando e gostando.

Estou de volta e com a corda toda! Vamos lá porque o Natal está chegando para mais gostosuras!

Parabéns para mim de novo! Bom novembro gente e até mais!

AH, COMENTA AÍ, VAI...

"Se soubessemos tudo
que está para acontecer amanhã,
a vida perderia o seu sentido;
pois os mistérios que ela nos reserva
são os incentivos para acordar no
Dia Seguinte"

Não esqueça de comentar!

Quiche de Queijos

Sucesso total no meu aniversário na parte de salgados. Esse quiche foi uma sensação! É delicioso frio ou quente. De comer até dizer "chega!". Fácil de fazer, mais fácil ainda de comer! rsrsrsrs

Ingredientes

Massa

2 xícaras de chá de farinha de trigo
4 colheres de sopa de manteiga (fiz com margarina e também dá certo)
1/2 lata de creme de leite
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento em pó

Recheio

200g de queijo prato ralado
200g de queijo minas ralado
160g de parmesão ralado
4 ovos
1/2 lata de creme de leite
1 pitada de pimenta do reino
1 pitada de noz moscada
Pedaços de margarina

Modo de Preparo

Massa
Numa tigela coloque a farinha, a manteiga, o creme de leite, o sal e o fermento. Vá mexendo e formando a massa até soltar das mãos. Deixe descansar por cerca de 1 hora e arrume numa forma de aro removível de 30cm. Forre o fundo e as laterais. Fure com um garfo e leve ao forno por mais ou menos 20 min. Retire do forno, deixe amornar e ponha o recheio.

Recheio
Misture numa tigela os queijos, os ovos, o creme de leite, a pimenta e a noz moscada. Arrume o recheio na massa já morna (conforme expliquei no modo de preparo da massa). Coloque pedacinhos de manteiga por cima e leve de volta ao forno até dourar.

Olha pessoal, fiz esse quiche achando que era apenas mais um quiche, mas não é! Fica uma delícia mesmo. Diferente dos outros que já fiz. E tem um segredinho. Na receita aí acima, a original, manda colocar noz moscada e pedacinhos de manteiga. Eu não coloquei a noz moscada porque ficaria muito forte com a pimenta, já que nem todos comem muitos condimentos. Substituí por salsa fresca picadinhs. Mais ou menos um pires cheio. E  também não coloquei os pedacinhos de manteiga por cima do quiche antes de ir ao forno porque já iam o queijo prato e o parmesão que são bem gordurosos. Ficou bem melhor! Quando você for fazer, faça como achar melhor. Eu adaptei assim. E vc, como fez? Como ficou? Me conta, está bem?

Torta Crocante

Essa foi o quitute de mais sucesso no dia do meu aniversário. Foi muito engraçado. Todos muito bem, todos elogiando os salgados, esperando o parabéns, até que cortamos essa torta. Quando começaram a comer um a um foi fazendo silêncio. Muito engraçada a cena! Depois o pessoal começou a dizer que era tuuuuudo de bom. Eu mesma só provei hoje (no dia seguinte ao meu aniversário) e também me calei. É algo realmente diferenta, fora do comum, de-li-ci-o-sa!! É tudoooooooooooooo!! Só de falar dá vontade de comer mais... aliás, vou comer mais uma fatia (sobrou um pequeno pedaço para mim!) enquanto estou postando, sabe?! Huuuuuummmmmmmmmm...


Antes de anotar a receita, só mais um comentário: reparou como fica bonita? De perto fica mais ainda! O crocante que está por cima de longe parece ouro... gente, é linda e gostosa demais!!

Ingredientes

1 pacote de bolo de chocolte esfarelado (aqueles tipo bolo inglês)
200g de paçoca
1/4 de xícara de chá de licor de chocolate ou a mesma medida de leite (fiz com licor, fica melhor!)
2 latas de leite condensado cozido (uns 40 min. na panela de pressão. Só não abra a lata enquanto estiver quente!!)
300 ml de creme de leite frasco batido em ponto de chantilly
100g de pé de moleque quebrados grosseiramente (aqueles de pacorinho que a gente una quando dá doce pra criança)
1 gelatina em pó sem sabor (hidratada e dissolvida conforme o fabricante)
1 xícara de chá de achocolatado em pó
1/2 xícara de chá de água
1 colher de chá de margarina

Modo de Preparo

Numa tigela coloque o bolo de chocolate esfarelado, a paçoca e o licor de chocolate. Misture bem até formar uma massa. Forre o fundo e as laterais de uma forma redonda de aro removível (de mais ou menos 23cm) e reserve.
Em outra tigela, coloque o leite condensado cozido, o creme de leite já batido em chantilly, metade dos pés de moleque quebrados e a gelatina em pó já dissolvida. Misture bem e coloque na forma delicadamente. Leve à geladeira por cerca de 2 horas.
Numa panela coloque o achocolatado em pó, a margarina e a água e leve ao fogo médio até engrossar (cerca de 5 minutos). Retire do fogo e deixe esfriar. Cubra a torta com a calda ainda antes de desenformar e decore com o restante do pé de moleque. Desenforme e sirva gelada.

Eu não falei que era deliciosa?! E também é fácil de fazer! Prove e me conte como ficou. Depois de fazer deixe seu recadinho aqui, ok? E se comeu aqui em casa, mesmo que não tenha feito me conte o que achou. É muito boa, né?
Está gostando?? Está esperando o quê??

Pavê de Maracujá com Chantilly

Olhando o pavê a gente não dá nada por ele. Mas experimenta comer! Gente, é de comer rezando! Muito leve e gostoso. Sabe aquele azedinho bom do maracujá? Imagina junto com o chantilly docinho e o mousse! Ai, ai... Faz e prova que vc vai ver o que estou falando!



Ingredientes:

Chantilly

1 litro de creme de leite fresco
1 xícara de chá de açúcar

Creme

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 lata de suco de maracujá concentrado

Cobertura

1/2 xícara de suco de maracujá concentrado
1/2 xícara de chá de água
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de amido de milho
Polpa de 2 maracujás

Massa

2 pacotes de biscoito maisena

Modo de preparo

Chantilly

Bata o creme de leite até formar picos. Junte o açúcar aos poucos e misture bem. Reserve na geladeira.

Creme

Misture bem os ingredientes e leve à geladeira por 15 minutos.

Cobertura

Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo até engrossar, sem parar de mexer. Use fria.

Montagem

Em uma refratária, faça uma camada de creme, cubra com os biscoitos e espalhe delicadamente o chantilly. Repita as camadas, terminando no chantilly. or cima, espalhe a cobretura de polpa e leve à geladeira por mais ou menos 3 horas.

 Sirva gelado e arrase!!

Torta de Frango

Essa torta tem uma fama aqui em casa... a Flávia, minha filha caçula, sempre comia essa torta numa lojinha aqui perto de casa. Como todos gostavam também, comecei a encomendar na loja para os lanches de final de semana. Só que como todos queriam sempre, acabei enjoando da tal torta. Isso já tem uns 10 anos. Passeando pela rede outro dia, achei a receita na comunidade Caderno de Receitas, da qual faço parte. Fiquei tão contente (é assim que me sinto quando encontro receitas boas!) que copiei e resolvemos fazer no meu niver. Muito gostosa!!


Ingredientes:

Massa:

1/2k de farinha d etrigo (pode precisar de mais um pouco)
4 colheres de sopa de manteiga
3 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de sobremesa de sal
6 colheres de sopa de água

Recheio:

1 peito de frango cozido e desfiado (cozinhe com um knorr de frango e 1 folha de louro)
1 lata de milho verde
Azeitonas
1 cebola picadinha
1/2 pimentão verde (não coloco, pois azeda e mta gente não gosta, prefiro colocar tomate)
1 lata de creme de leite

Modo de Preparo

Massa:

Ponha a farinha numa tigela funda, junte os outros ingredientes e amasse muito bem até dar liga na massa. Deixe dencansar por uma hora.

Recheio:

Refogue a cebola e o pimentão até ficarem dourados. Acrescente o frango e refogue mais um pouco. Agora acrescente o mlho e a azeitona. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Misture bem.

Montagem da torta:

Abra uma parte da massa, que servirá para forrar o fundo e as laterais de um tabuleiro médio. Ela tem que ficar com mais ou menos 0,5cm de espessura. Encha com o recheio e arrume na forma. Agora abra o restante da massa formando uma tampa para a torta. Acerte as laterais, pincele a gema de 1 ovo e leve a torta ao forno preaquecido até dourar bem.

Está pronta. Bom apetite!!

Torta Calabresa



Essa massa é uma delícia de fazer. Boa de montar, a forma fica limpíssima mesmo depois de a torta ser desenformada. E o mais importante: fica  uma delícia! Pena eu não ter tirado foto de uma fatia da torta para vcs verem como fica por dentro! Ai, só de pensar dá água na boca... que recheio!!


Ingredientes

Massa:

3 xícaras de farinha de trigo
1 ovo inteiro levemente batido
Sal a gosto (mais ou menos 1 colher de chá)
50 g. de manteiga ou margarina (eu uso margarina)
1 copinho de iogurte natural

Recheio:

1/2 k de linguiça calabresa fina
1 lata de milho verde
1 lata de ervilha
1 cebola ralada ou picada bem pequena
2 tomates picados
salsa, orégano
1 lata de creme de leite com soro
1 colher de farinha de trigo
Queijo ralado


Modo de preparo:

Massa: Misture todos os ingredientes até a massa soltar das mãos e deixe descansar por cerca de 30 min. Depois forre uma forma de aro removível de mais ou menos 26cm.

Recheio: Refogue a linguiça na própria gordura, depois, aos poucos, acrescente os demais ingredientes, sendo que por último os tomates e a salsa.

Montagem: Forre a forma no fundo e laterais com uma parte da massa. Coloque o recheio e arrume direitinho na forma. Depois, com o restante da massa faça uma tampa para a torta e leve ao forno preaquecido até dourar.

Não deu vontade de comer? Sei que dá! É uma torta maravilhosa!! Faça e comprove! Gostou? Comenta!!