Esse com certeza é um dos melhores pães que já fiz. E olha que fiz muitos! Adoro fazer massa de pão, e isso não é segredo para ninguém. Que pão é esse? Uma delííííííciaaaaaaaaaa! E é bem prático! Aqui em casa fez um sucesso e tanto. Acabou tudo bem rapidinho. Faça e não vai se arrepender. Depois não esqueça de me contar o resultado, hein?!
Ingredientes
15 g de fermento fresco
20 g de açúcar (1 colher de sopa)
50 g de manteiga sem sal
250 ml de leite
1 ovo
10 g de sal (1/2 colher de sopa)
500 g de farinha de trigo
500 ml de leite
Modo de Preparo
Numa tigela coloque 15 g de fermento fresco e 20 g de açúcar (1 colher de sopa) e misture bem até dissolver o fermento. Adicione 50 g de manteiga sem sal, 250 ml de leite, 1 ovo e 10 g de sal (1/2 colher de sopa) e misture. Acrescente 500 g de farinha de trigo, misture e transfira para uma superfície lisa enfarinhada. Trabalhe a massa nesta superfície até que desgrude das mãos. Cubra a massa com um pano e deixe descansar por +/- 30 minutos. Com as mãos pegue 20 porções de massa e faça bolinhas. Unte uma panela funda com 24 cm de diâmetro com manteiga, forre-a com papel alumínio e unte também este papel alumínio com manteiga. Vá colocando as bolinhas de massa no fundo da panela, uma ao lado da outra, começando pelo centro da panela até preencher quase todo o fundo da panela. Não encoste as bolinhas na lateral da panela, deixe uma borda de 2 cm. Tampe bem a panela e deixe as bolinhas descansarem por +/- 30 minutos ou até dobrar de tamanho. Depois das bolinhas crescidas, despeje 500 ml de leite na panela e leve ao fogo baixo (ainda com a panela tampada) por +/- 25 minutos ou até o leite secar. Retire os pães da panela e sirva a seguir. Obs: evite utilizar uma tampa reta, pois quando o leite começa a ferver as bolinhas sobem e tendem a encostar na tampa. Se isso acontecer as bolinhas murcham. Uma opção é cobrir bem a panela com papel alumínio deixando uma folga para as bolinhas subirem (espaço para cima). Dica: sirva com requeijão temperado ou pincele manteiga derretida nos pães cozidos e polvilhe parmesão ralado. Pode também ser servido como pão doce, com recheio de creme de confeiteiro, doce de leite ou geleia.
Fiz o pão sem o requeijão temperado, mas postei aqui para quem quiser. Quando o pão ficou pronto eu só pincelei margarina e coloquei bastante parmesão por cima, depois salsinha. Ficou saborosíssimo. Uma delícia mesmo!
REQUEIJÃO TEMPERADO:
1 cabeça de alho
1 copo de requeijão cremoso
2 colheres (sopa) de conhaque
salsinha picada a gosto
REQUEIJÃO TEMPERADO: Em uma assadeira coloque 1 cabeça de alho embrulhada no papel alumínio (bem fechadinho) e leve para o forno por 1 hora. Depois deste tempo, esprema (nas mãos ou em um espremedor de batatas) até formar um purê de alho separado das cascas.Em uma tigela misture este purê de alho com 1 copo de requeijão cremoso, 2 colheres (sopa) de conhaque e salsinha picada a gosto. Sirva a seguir.
0 comentários:
Postar um comentário