sábado, 9 de abril de 2011

Bolo de Casca de Moranga

Fiz o escondidinho de abóbora (que está postado aqui) e não sabia o que fazer com a casca. Eu já tinha visto várias receitas de reaproveitamento de alimentos e queria experimentar. Lembrei de ter visto essa que estopu postando aqui. Gente, é o seguinte... delíciaaaaaaaaaaa!! Primeiro porque você engana qualquer um, pois não parece bolo de casca e muito menos de abóbora! Depois porque é muito fácil de fazer. Terceiro porque é mais fácil ainda de comer! rsrsrsrs

Eu só fiz uma pequena mudança na receita. A original não tem calda ou cobertura. Como achei que ficava com pouco açúcar e gosto de inventar moda e de reinventar receitas, fiz uma caldinha de limão e coloquei por cima. Nossa! Ficou mais gostoso ainda! 

Estou postando uma foto do bolo original, sem calda e outra com calda. Vocês vão ver a diferença já na aparência. Imaginem no gosto!! 


 Bolo sem a calda









Bolo com a calda



Ingredientes

2 xicaras de (chá) de casca de moranga
2 xicaras de (chá) de farinha de trigo
1 xicara de (chá) de açúcar
½ xícara de (chá) de maisena
¾ de xícara de (chá) de óleo
¼ de xícara de (chá) de água
3 ovos
2 colheres de (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo

Bater no liquidificador a casca e os líquidos até virar um creme. Misture a farinha de trigo e o fermento. Leve ao forno quente.

Filá de Merluza Assado com Molho







A foto deu água na boca? Eu também fiquei! Vi essa receita num blog de receitas, o blog da Soninha. Eu que adoro peixe fiquei logo com vontade de comer essa gostosura. Na mesma hora fui descongelar o peixe que tinha em casa e começar a preparar! Gente, acreditem, fica uma delícia! E o melhor, é super prática! Confiram e depois me contem!

Ingredientes

1/2 quilo de filé de merluza 
1 copo de requeijão
1 vidro de leite de coco
Uma embalagem de molho de tomate
Sal a gosto

Modo de Preparo

Para preparar, comece batendo no liquidificador o molho de tomate, o requeijão e o leite de coco. Disponha os filés em uma forma temperado a seu gosto, cubra com o molho, leve para assar por cerca de 40 minutos.
Dica: querendo pode colocar batatas em rodelas e cebolas  e por cima os filés. Salpique um pouco de sal sobre as batatas e cebola a gosto.

domingo, 27 de março de 2011

Pizza de Panela de Pressão



Eu vi essa receita no programa da Eliana, na televisão. O pessoal aqui de casa ficou doido, pois são viviados em pizza. Eu até já tinha a receita, mas não confiava, até que vi fazer na tv e dar certo. Olha... fiz. Até eu que não ligo pra pizza comi muito! Na tv a receita foi dada como panela de pressão, mas fiz no forno convencional e deu certo também. Rendeu duas formas grandes e uma média. Muito boa a massa. Fina e deliciosa. Dá até vontade de comer de novo, só em pensar nela.

Ingredientes

30 gramas de fermento biológico

1 colher (chá ) de sal
1 colher (chá ) de açúcar
1 xícara (chá) de água
½ xícara (chá) de óleo
500 gramas de farinha de trigo


Modo de Preparo

Em um recipiente, coloque o sal, o açúcar e o fermento, mexendo para dissolver. Adicione a água, o óleo e a farinha, misturando bem para obter uma massa homogênea. Cubra e deixe descansar por 20 minutos.
Em seguida, divida a massa em bolinhas e abra para formar os discos. Aqueça e panela de pressão, despeje um pouco de azeite, coloque um disco, depois o molho e o recheio escolhido.
Tampe a panela, abaixe o fogo e deixe por 4 minutos. Retire a pressão, abra a panela e sirva a seguir.

Obs.: No forno convencional é só forrar a forma de pizza com a massa, rechear como quiser e proceder como a pizza normal.


Torta de Chocolate Cremoso


Não gosto de chocolate, mas quando vi a receita, pra variar não resisti em fazer. Aproveitei que era aniversário da minha filha Andréa e fiz. Todos elogiaram muito e disseram que estava uma delícia. Aproveite e faça!

Ingredientes

Recheio


500 g de doce de leite
100 g de chocolate em pó
1 caixinha de creme de leite (200g)

Massa

1 pacote de biscoito tipo maisena triturado (200 g)
40 g de chocolate em pó (1/2 xícara de chá)
150 g de manteiga sem sal

Cobertura

250 ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly
raspas de chocolate meio amargo


Modo de Preparo

Recheio



 Numa tigela coloque 500 g de doce de leite, 100 g de chocolate em pó, 1 caixinha de creme de leite e misture bem com ajuda de um batedor de arame até ficar um creme liso e homogêneo. Leve à geladeira. Reserve.

Massa

 Coloque numa outra tigela 1 pacote de biscoito tipo maisena triturado, 40 g de chocolate em pó e 150 g de manteiga sem sal e misture com as pontas dos dedos até formar uma massa homogênea. Reserve.

Montagem

Numa forma de fundo falso (23 cm de diâmetro) forre o fundo e as laterais com a massa de chocolate. Sobre a massa coloque o recheio de chocolate (reservado acima). Cubra com 250 ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly e raspas de chocolate. Leve para a geladeira por +/- 2 horas. Desenforme e sirva.

Arroz Crocante



Gente, que arroz é esseeeeeeeee!! Uma delíciaaaaaaaaaa!! Essa cobertura crocante dá um gostinho que "pelamordedeus"!! Até quem não gosta de arroz vai aprovar!

Ingredientes

4 xícaras de chá de arroz cozido
100g de mussarela ralada
1 cenoura ralada
½ xícara (chá) de azeitona verde picada
3 ovos
1 e ½ xícara (chá) de leite
½ pote de requeijão
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta a gosto

Crocante:

2 pãezinhos amanhecidos esfarelados (250g)
2 colheres (chá) de tomilho
Sal e pimenta a gosto
4 colheres (sopa) de manteiga derretida

Modo de preparo:


Em um refratário, misture o arroz, a mussarela, a cenoura e a azeitona. Reserve. No liquidificador, bata os ovos, o leite, o requeijão, o queijo ralado, o sal e a pimenta. Despeje sobre o arroz e leve ao forno preaquecido a 200°C durante 30 minutos.

Crocante: No processador, bata o pão, o tomilho, o sal e a pimenta até formar uma farofa. Junte a manteiga e misture bem. Espalhe sobre o arroz e volte ao forno por mais 5 minutos.
 
Fiz igualzinho e deu super certo! Ah, rende muito, viu?!

Pão Caseiro


Oi pessoal!! Está aí mais uma receitinha de pão. Todos sabem que adoro fazer massas, sempre digo isso. Essa peguei na comunidade Caderno de Receitas. Muito boa essa massa e o pão fica delicioso. É sem recheio mesmo. Comenos quentinho, passando uma manteiguinha ou requeijão. Huuuummmmm... ficou delicioso! Experimente e me conte, tá?


Ingredientes

1k de farinha de trigo
2 ovos
2 colheres de sopa de margarina
1 xícara de café de óleo
1 sachê de fermento granulado
2 copos de requeijão de água morna
4 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de sopa de sal

Modo de Preparo

Misture o sachê de fermento junto com 2 colheres de farinha e um pouco de água morna. Reserve. Numa bacia grande coloque os demais ingredientes, sendo que os ovos devem ser ligeiramente batidos antes de colocar na mistura. Acrescente agora a outra mistura, do fermento, amasse até dar o ponto. Pode ser que necessite de mais farinha. Deixe crescer (mais ou menos 30 min.), cilindre, enrole os pães. Leveao forno até dourar.

terça-feira, 8 de março de 2011

Pão Alemão

Esse com certeza é um dos melhores pães que já fiz. E olha que fiz muitos! Adoro fazer massa de pão, e isso não é segredo para ninguém. Que pão é esse? Uma delííííííciaaaaaaaaaa! E é bem prático! Aqui em casa fez um sucesso e tanto. Acabou tudo bem rapidinho. Faça e não vai se arrepender. Depois não esqueça de me contar o resultado, hein?!





Ingredientes

 15 g de fermento fresco

 20 g de açúcar (1 colher de sopa)
 50 g de manteiga sem sal
 250 ml de leite
 1 ovo
 10 g de sal (1/2 colher de sopa)
 500 g de farinha de trigo
 500 ml de leite


Modo de Preparo

Numa tigela coloque 15 g de fermento fresco e 20 g de açúcar (1 colher de sopa) e misture bem até dissolver o fermento. Adicione 50 g de manteiga sem sal, 250 ml de leite, 1 ovo e 10 g de sal (1/2 colher de sopa) e misture. Acrescente 500 g de farinha de trigo, misture e transfira para uma superfície lisa enfarinhada. Trabalhe a massa nesta superfície até que desgrude das mãos. Cubra a massa com um pano e deixe descansar por +/- 30 minutos.  Com as mãos pegue 20 porções de massa e faça bolinhas.  Unte uma panela funda com 24 cm de diâmetro com manteiga, forre-a com papel alumínio e unte também este papel alumínio com manteiga. Vá colocando as bolinhas de massa no fundo da panela, uma ao lado da outra, começando pelo centro da panela até preencher quase todo o fundo da panela. Não encoste as bolinhas na lateral da panela, deixe uma borda de 2 cm. Tampe bem a panela e deixe as bolinhas descansarem por +/- 30 minutos ou até dobrar de tamanho.  Depois das bolinhas crescidas, despeje 500 ml de leite na panela e leve ao fogo baixo (ainda com a panela tampada) por +/- 25 minutos ou até o leite secar. Retire os pães da panela e sirva a seguir. Obs: evite utilizar uma tampa reta, pois quando o leite começa a ferver as bolinhas sobem e tendem a encostar na tampa. Se isso acontecer as bolinhas murcham. Uma opção é cobrir bem a panela com papel alumínio deixando uma folga para as bolinhas subirem (espaço para cima). Dica: sirva com requeijão temperado ou pincele manteiga derretida nos pães cozidos e polvilhe parmesão ralado. Pode também ser servido como pão doce, com recheio de creme de confeiteiro, doce de leite ou geleia.

Fiz o pão sem o requeijão temperado, mas postei aqui para quem quiser. Quando o pão ficou pronto eu só pincelei margarina e coloquei bastante parmesão por cima, depois salsinha. Ficou saborosíssimo. Uma delícia mesmo!


REQUEIJÃO TEMPERADO:


1 cabeça de alho
1 copo de requeijão cremoso
2 colheres (sopa) de conhaque
salsinha picada a gosto

 REQUEIJÃO TEMPERADO: Em uma assadeira coloque 1 cabeça de alho embrulhada no papel alumínio (bem fechadinho) e leve para o forno por 1 hora. Depois deste tempo, esprema (nas mãos ou em um espremedor de batatas) até formar um purê de alho separado das cascas.Em uma tigela misture este purê de alho com 1 copo de requeijão cremoso, 2 colheres (sopa) de conhaque e salsinha picada a gosto. Sirva a seguir.

Bolo de Repolho

Dia desses eu estava em casa com um pouco de repolho e sem saber o que fazer. No site do programa Mais Você eu achei essa aqui. Fiz a aprovei! Fica bem gostosinho...



Ingredientes


3 colheres de azeite
10 azeitonas
1 maço de cheiro-verde
1 cebola
7 colheres de farinha de trigo
1 colher pequena de fermento em pó
3 ovos
1 pacotinho de queijo ralado
1 pimentão
3 tomates
1 repolho
1 vidro de leite de coco


Modo de Preparo
Corte um repolho bem fininho e cozinhe com água e sal. Escorra e depois enxuga com um pano. Refogue no azeite, 3 tomates picados, 1 pimentão, 1 cebola, cheiro-verde e depois coloque o repolho. Mexe. Tira do fogo e junta 7 colheres de farinha de trigo, 3 ovos ligeiramente batidos, 1 colher pequena de fermento, 1 vidro pequeno de leite de coco, queijo ralado, azeitonas e ervilha. Prove o sal e mexa bem. Coloque numa forma de buraco no meio untada e esfarinhada. Leve ao forno médio por mais ou menos 35 minutos.

Escondidinho de Moranga e Carne

Vocês não tem noção do que é esse escondidinho! É super fácil de fazer e muito, muito gostoso! Experimenta e depois me conta como ficou!





Ingredientes:

1 morange pequena cozida e amassada
2 colheres de sopa de margarina
1 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de sal
200g de carne moída
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de exrato de tomate
1/4 de xícara de chá de cheiro verde picado
2 tomates picados
1 colher de café de pimenta do reino
200g de requeijão tipo Catupiry
Queijo parmesão ralado para polvilhar
Folhas de sálvia ou salsa para decorar

Modo de Preparo

Misture a moranga com a margarina e metade do sal até formar um purê. Reserve. À parte, aqueça o óleo em fogo médio e refogue a carne com a cebola, o alho, o extrato de tomate, o cheiro verde, os tomates, o sal restante e a pimenta por 8 minutos ou até dourar a carne. Transfira para um refratário médio, espalhe metade do requeijão, coloque o purê, o restante do requeijão e polvilhe com o parmesão. Leve ao forno médio preaquecido por 10 minutos ou até gratinar. Decore com folhas de sálvia ou salsa.

Arroz Expresso

Encontrei essa receita em uma revista e fiquei com água na boca. Não sosseguei enquanto não fiz para provar. E não me arrependi! Delíciaaaaa!!





Ingredientes

1 xícara de chá de bacon em cubos pequenos
1 cebola ralada
2 dentes de alho espremidos
1 xícara de chá de milho verde congelado
1 1/2 xícara de chá de brócolis em buquês
1 xícara de chá de ervilha congelada
2 xícaras de chá de frango cozido e desfiado
Sal e pimenta do reino a gosto
4 xícaras de chá de arroz cozido
1 xícara de chá de tomate cereja cortado ao meio
1 1/2 xícara de chá de queijo minas padrão em cubos
4 colheres de sopa de manteiga
1 cubo de caldo de legumes
1 xícara de chá de água quente
2 xícaras de chá de queijo mussarela ralado

Modo de Preparo

Em uma panela, frite o bacon, em fogo médio, até soltar toda a gordura e dourar. Retire o bacon e, na gordura que se formou, refogue a cebola, o alho, o milho, o brócolis, a ervilha e o frango. Tempere com o sal, pimenta e misture o arroz. Desligue o fogo e misture o tomate e o bacon reservado. Transfira para um refratário médio e espalhe os cubos de queijo, afundando no arroz. Em uma panela aqueça a manteiga, dissolva o caldo de legumes, despeje a água e regue o arroz. Cubra com a mussarela e leve ao forno médio, preaquecido, por 10 minutos ou até gratinar. Sirva em seguida.

Cocada

Minha amiga Zenir postou no orkut e amei a receita. Estou postando aqui para vocês também, pessoal. Uma delícia!! Bjsssssssss

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Olha o verão aí!!



Quando chega o verão começa o desespero do pessoal para tentar se alimentar bem, sentir-se bem, estar com a balança em dia e também de se refrescar. Cada um faz como pode: ar condicionado, ventilador, muita água, sucos, refrigerantes, saladas... uma infinidade de coisas. Eu, como toda boa brasileira, principalmente como boa carioca, não fico atrás. Adoro me manter em forma, alimentada e principalmente fresca! 

Estava hoje lendo uma revista (das tantas que leio sempre!) e li uma reportagem sobre os sucos  que desincham. Tem um monte de dicas de uma nutricionista ( Karine Daud) e umas receitinhas de sucos maravilhosos, refrescantes, gostosos e que prometem desinchar o corpo. Não sei se desincham realmente, mas pela ação de cada ingrediente, acredito que sim. De uma coisa eu sei, são deliciosos! 

Como eu achei as receitinhas fáceis de fazer e como são saboirosas e refrescantes, a cara do verão, resolvi postar e dividir com vocês. Bom verão para todos!!

Elixir da Juventude

Ingredientes:

1 fatia média de melancia
Suco de 1 limão
1 colher de chá de canela em pó

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e adoce. Se quiser, acrescente cubos de gelo.

Esse suco tem baixas calorias, já deu pra perceber. Tem melancia e lião que são diuréticos e canela para diminuir a formação de gases e melhorar a digestão. Bom demais! E ainda mais com esse nome! Sabe por que tem esse nome?  Por causa da ação antioxidante da melancia! Bom para nos manter jovens! Legal, gostei, por isso está aqui!

Suco da Boa Digestão

Ingredientes:

200ml de água de coco
8 folhas de hortelã
1 fatia de melão


Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e adoce. Se quiser, acrescente cubos de gelo.

 A Água de coco, a gente já sabe que tem muito sódio e fósforo e é idratante natural. Boa para a pele, para os cabelos, para o corpo. Melão, tem potássio, é diurético e a hortelã é para que o intestino funcione bem, além de refrescar que é uma beleza!. Esse eu recomendo!

Refresco Alma Lavada

Ingredientes:

1 fatia grossa de abacaxi
6 morangos
1 pedaço pequeno de folha de couve

Modo de Preparo:

O mesmo... bater tudo no liquidificador, depois adoçar e, se quiser, colocar cubos de gelo.

Só não tomo esse porque não gosto de morangos, mas pra quem gosta, dizem que é muito bom esse refresco. O morango ajuda a equilibrar a quantidade de água no corpo, a couve tem ácido fólico, cálcio e ferro (é bom para desintoxicar!) e o abacaxi... bem, digestão é com ele mesmo!

Vitamina do Intestino Reloginho

Ingredientes:

1 fatia média de beterraba
1/2 cenoura picada
1 pote de iogurte natural desnatado
Água, se necessário

Modo de Preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador e adoçar. Ponha cubos de gelo se quiser.


Esse eu vou mesmo fazer. Preciso!! Tma´bém é dica de nutricionista! Diz que a beterraba tem suave ação laxante, a cenoura é diurética e alivia os gases e o iogurte natural, já sabemos, é bom mesmo para o intestino. Boa dica!

Bebida Antigastrite

Ingredientes:

1/2 maçã picada
1 pedaço de aipo
Suco de 2 laranjas

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e adoce. Se quiser, acrescente cubos de gelo.

Gente, esse funciona bem, segundo a nutricionista, porque a maçã reduz a acidez e a irritação no estômago, evita a formação de gases e tem ação diurética, prevenindo a retenção de líquidos. O alto teor de potássio do aipo faz a bexiga funcionar direitinho e a laranja combate o estresse, faz a musculatura relaxar e ajuda o sistema nervoso a trabalhar certinho por causa das vitaminas B e C, cálcio e potássio. Bom, né?! Está esperando o que então?

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

ALGUMAS DICAS ÚTEIS PARA TODOS

Amigos e amigas, vou postar aqui algumas dicas para todos nós. São pequenas observações úteis para nosso dia a dia. Essas são só para dar um gostinho. Vou colocar mais lá no finalzinho como publicação fixa. Se você também tem alguma dica e quiser me enviar, é só colocar nos comentários, viu?! Bjs

  • A aveia tem proteínas, combate as cáries e ajuda a tratar infecções urinárias. Não bastasse tudo isso, ainda ajuda às mamães estimulando a produção de leite materno. Bom, né?!
  • 1 em cada 4 mulheres manifesta os sintomas de depressão ao longo da vida. Paa evitar que isso aconteça com você também, tenha um hobby que lhê dê prazer, faça um trabalho voluntáro, matricule-se em uma academia, pratique algum esporte, não leve tudo tão a sério. Assim, a tristeza  vai passar bem longe de você!
  • Quando for ao salão fazer as unhas, retire o esmalte um dia antes. Isso ajuda as unhas a respirarem entre uma mão e outra.
  • Para tirar o amarelado da panela onde foi feita  alguma fritura, ensaboe a mancha e leve ao fogo. Depois, passe palha de aço no local com a panela ainda quente.

Oi genteeeeee!!



E enfim 2011 chegou. Espero que seja um ano que traga bastante alegrias e bons ventos para todos. 2010 foi meio conturbado para muitos, inclusive para mim. Mas um ano novo começa e as esperanças se renovam. É sempre bom saber que podemos recomeça e cheios de esperanças para que seja um ano melhor.

Estou colocando aqui algumas receitas legais que andei fazendo e ao longo dos dias vou postando outras. Espero que gostem e comentem. Se fizerem alguma, peço por favor que deixem um recadinho aqui dizendo como ficou. Gosto de dividir minhas receitas, mas também gosto de saber se fez sucesso, se deu certo.

Só mais uma coisa... visitou, gostou, não deixe de comentar. É bom saber que você me visita, mas melhor ainda é ler seu comentário em cada post. Vamos lá, passeie e saboreie!! Beijos mil e...

FELIZ 2011!!

Bacalhau Cremoso


Gente, vi essa receita numa revista e fiquei doidinha. Adoooooro bacalhau e também adoro cozinhar (oh, que novidade! rsrsrs), não sosseguei enquanto não fiz. E digo, hein, valeu a pena. Muuuuuuito gostosa realmente. Pode confiar!

Ingredientes

2k de bacalhau limpo e dessalgado
1k de batata em rodelas
1 1/2 xícara de chá de azeitonas pretas
4 tomates maduros fatiados
1 pimentão verde fatiado
2 colheres de sopa de manteiga
1 cebola ralada
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 litro de leite
1 copo de requeijão cremoso
1 pitada de noz moscada
100g de queijo parmesão ralado
Margarina para untar

Modo de Preparo

Cozinhe o bacalhau e a batata em água fervente até amaciar. Escorra, desfie o bacalhau em lascas grossas e reserve. Em um refratário untado, intercale as camadas de batata e bacalhau, de azeitonas, tomate e pimentão. Reserve. Aqueça a manteiga em fogo baixo, refogue a cebola e polvilhe com a farinha, mexendo sem parar por 3 minutos. Adicione o leite aos poucos, mexendo até engrossar. Retire do fogo, junte o requeijão, a noz moscada e metade do parmesão . Despeje no refratário, polvilhe com o parmesão restante e leve ao forno até dourar. Sirva quente.

Dicas:

* Quando fiz a receita, não coloquei apenas 100g de parmesão. Fiz com uns 200g para que desse mais sabor ao molho.

* Não usei o pimentão verde, mas sim o vermelho. O pimentão verde azeda com mais facilidade e nem todos gostam. Já o vermelho, além de mais saboroso, não azeda a comida com tanta facilidade. E para quem não gosta de pimentão, na hora de comer ele passa facilmente por tomate! rsrsrs

Mousse de Chocolate Branco com Limão


Eu adoro mousses e posso dizer que esse é um dos mais gostosos que já fiz e comi. Muito fácil de fazer e delicioso mesmo. Ai, ai... dá água na boca só de lembrar!

Ingredientes

500g de chocolate branco derretido
1 lata de creme de leite
1 xícara de chá de suco de limão
4 claras em neve
Raspas de limão para decorar

Modo de Preparo

Em uma tigela, coloque o chocolate, o creme de leite, o suco de limão e mistura bem. Acrescente as claras em neve e misture delicadamente. Coloque em uma pirex ou em taças individuais. Decore com as rasas de limão e leve à geladeira por 3 horas.

Lombo Suíno Assado


Queríamos fazer um lombo assado, mas que ficasse bem macio e saboroso, diferente de como fazemos, já que na maioria das vezes esses lombos já vem temperados. Tentamos uma opção diferente e deu certo!

Ingredientes

1 lombo suíno de cerca de 1,5k
1 frasco de molho shoyo
1 copo e meio de vinho tinto
1 cebola picada grosseiramente
1/2 colher de café pimenta do reino
1/2 colher de café noz moscada ralada
1 colher de sobremesa de ervas finas
1 colher de sobremesa de alecrim
1 colher de sobremesa de cravo
Sal  a gosto
Canela (1 pitada)
1 colher de sobremesa de maisena

Modo de Preparo

Prepare um recipiente com tampa com todos os ingredientes acima, menos a maisena e o lombo. Depois de colocados todos os líquidos e temperos, ponha ali o lombo e deixe-o imerso nesse molho por 12 horas na geladeira. Depois desse tempo, retire o lombo (não se assuste com a cor!) e ponha em uma assadeira. Por cima do lombo vá despejando o molho onde ele estava. Leve ao forno preaquecido por cerca de 40 minutos coberto com papel alumínio, a parte mais brilhosa voltada para dentro. Depois desse tempo, retire o papel alumínio e verifique o ponto de cozimento. Vire a carne, molhe novamente com o próprio molho da assadeira e vá repetindo a operação até que esteja no ponto. Retire do forno, retire o assado, transfira-o para uma bonita bandeja ou refratária. Retire o molho da assadeira e coe. Depois de coado, leve ao fogo, acrescentando a maisena para engrossar um pouco. Você ou pode, depois de encorpado, colocar o molho por cima do assado ou pôr numa molheira para colocar quando servir. Decore e sirva como quiser.

Dicas:

* Quando coloco a carne de molho dessa forma, gosto de colocar em saco plástico. É mais prático e a carne fica toda submersa no molho.
* Para que o assado fique com um dourado mais bonito, depois de cozido, pincele um pouco de mel. Mas não deixe de molhar com o molho da assadeira.

Farofa de Cenoura


Só olhando a foto vocês não tem noção do que é essa farofa! A primeira vez que fizemos foi um arraso. Até quem não gosta cenoura adorou a farofa e nem percebeu que tinha a dita cuja na receita! Foi até engraçado... Experimente! O sabor fica sem igual!

Ingredientes

2 cenouras passadas no processador (como se fosse batata palha)
1 cebola picadinha
4 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de margarina
50g de bacon picadinho bem pequeno
300g de farinha de mesa

Modo de Preparo

Em uma penela doure todo o bacon até que fique sem a gordura. Depois coloque o azeite e a margarina até que a margarina derreta. Acrescente a cebola. Depois de dourada a cebola, ponha a cenoura e mexa até que fique bem dourada. Ela vai murchar, não se assuste. Depois de tudo dourado, acrescente a farinha e mexa até que esta fique bem cozida. Acerte o sal e retire do fogo.